Os benefícios da maca peruana: quais são eles, como consumir e contraindicações!

Um tubérculo advindo das Cordilheiras dos Andes, a maca peruana é quase como um rabanete. Ganhou fama no mundo inteiro por aumentar a libido e ajudar a emagrecer também, além de que já  foi comprovado pela ciência o aumento na produção de sêmen, contagem de espermatozoides e também na motilidade dos mesmos.

Quer saber mais benefícios desse tubérculo tão famoso e conhecido não somente no Brasil, mas no mundo inteiro? Veja mais abaixo.

Os benefícios da maca peruana

1 – Controle da diabetes

Os benefícios da maca peruana: quais são eles, como consumir e contraindicações!

A maca peruana auxilia na menor absorção de glicose no corpo, isso acontece pela presença de muita fibra em sua composição. Ademais, diminui a ação de uma enzima que influencia no processo de digestão, reduzindo as inflamações de doenças crônicas, como é o caso da diabetes tipo 2 – assim, a insulina é liberada de maneira gradual no corpo, equilibrando os níveis.

2 – Emagrece

Para as pessoas que querem perder peso, o consumo da maca peruana é muito indicado. Ela fornece fibras e carboidratos complexos, contribuindo para que o organismo fique mais saciado.

Com o consumo menor de alimentos, haverá menos ingestão de calorias. As fibras que existem, ajudam com que o intestino funcione de forma melhor, evitando inchaço e desconforto na região.

3 – Aumento da fertilidade no homem

Homens que consomem maca peruana tem uma fertilidade maior, há um aumento na produção de sêmen e na qualidade dos mesmos. Pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de um estudo massivo em homens entre 20 até 40 anos que consumiram o tubérculo. Veja aqui como Tesão de Vaca pode influenciar na sua libido.

4 – Combate a disfunção erétil

Os benefícios da maca peruana: quais são eles, como consumir e contraindicações!

Um estudo analisou os homens que possuíam problemas relacionados a disfunção erétil que consumiram o alimento durante o período de 4 meses, o resultado mostrou que houve melhoras no desempenho sexual, comparando com homens que tinham o problema e não fizeram o uso de maca peruana.

5 – Redução dos sintomas da menopausa

Mulheres que estão no período menstrual sofrem com muitas das mudanças hormonais do organismo, isso acontece pela queda de estrogênio no corpo. A maca peruana diminui esses sintomas no corpo, seja as ondas de calor, problemas no sono, irritabilidade, problemas de humor e muito mais.

Isso acontece porque ela equilibra os níveis hormonais no organismo, melhora a qualidade óssea e diminui a perda de minerais, comum com o avanço da idade.

6 – Diminui as chances de desenvolvimento de câncer

Com uma grande quantidade de radicais livres no corpo, há menos chances de desenvolvimento de câncer no corpo. Isso acontece porque essas propriedades antioxidantes eliminam inflamações no organismo, protegem o corpo contra o câncer, problemas do coração e outras doenças crônicas.

7 – Melhora do humor

O consumo do tubérculo diminui a ansiedade e depressão, isso acontece porque possui flavonoides, que dão mais disposição e ânimo para o corpo. Foi verificado mediante a pesquisas que há um ânimo e disposição maior nos consumidores do tubérculo.

8 – Protetor do coração

O consumo regular interfere no controle do colesterol ruim, aumenta as taxas do bom, diminui a hipertensão e possui efeito vasodilatador, tudo isso porque possui ômega 3 em sua composição. Ela também é rica em potássio, um nutriente essencial para diminuir os riscos da hipertensão no organismo.

9 – Aumenta a disposição e energia

Os benefícios da maca peruana: quais são eles, como consumir e contraindicações!

O consumo do tubérculo gera mais energia e aumenta o desempenho dos competidores que praticam atividades físicas. Ela diminui a fadiga e dores musculares, isso acontece pela quantidade de ácido lático e ácido malônico existente no organismo.

10 – Aumento da imunidade

A maca dá energia ao corpo, diminui o cansaço e aumenta também a resistência, desse modo, aumenta os níveis de antioxidante importantes no corpo, como a glutariona e o superóxido dismutase.

Além disso, é rica nas vitaminas B, vitamina C, zinco, magnésio, itens que aumentam o sistema imunológico do corpo.

11 – Trata a anemia

A maca peruana possui grandes quantidades de ferro em sua composição, quando com um consumo contínuo, pode servir para tratar a anemia, causada pela falta desse mineral.

Além disso, foi identificado que com o seu uso contínuo, há também:

  • Melhora da função cerebral;
  • Diminui o tamanho da próstata;
  • Protege o corpo dos raios solares.

Como tomar a maca peruana?

Os benefícios da maca peruana: quais são eles, como consumir e contraindicações!

Ela pode ser consumida em cápsulas ou no modo em pó. É recomendado o seu uso entre 400 até 100 mg por dia. Ela pode ser misturada em sopas, bolachas, pães, sopas e muito mais. Basta ter criatividade e incluir a mesma no seu dia a dia.

Cuidados necessários

É recomendado que mulheres lactantes e grávidas não consumam o alimento, não há comprovações exatas sobre a segurança do organismo nesse caso. Além disso, pessoas que sofrem com doenças como o câncer e outros tipos crônicas, que entrem em contato com o médico responsável.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply