07/06/2020

História e Origem da Nota Fiscal eletrônica no mundo

Por andrelima

Em 2003, o Chile tornou-se um dos primeiros países do mundo a implementar a nota fiscal eletrônica, e vários outros países desde então seguiram o exemplo. A América Latina tem sido um líder global em faturas eletrônicas, a prática de submeter e formalizar todas as notas de negócios através do governo. Das 36 bilhões de notas fiscais eletrônicas emitidas em 2017, 15 bilhões vieram da América Latina.

A nota fiscal eletrônica (NFS-e) tem muitas vantagens; entre elas, o aumento da transparência e do controlo sobre o rendimento tributável. Numa região caracterizada por economias informais. Além disso, as notas eletrônicas permitem aos governos rastrear e tributar as transações comerciais de forma mais adequada. Pelo menos três países estão a caminho de tornar as notas fiscais obrigatórias para todas as empresas nos próximos anos.

A nota fiscal também ajuda as pequenas empresas a enfrentar o processo fiscal de forma mais eficiente, eliminando a necessidade de contratar contabilistas adicionais e software complicado de gestão fiscal. Enquanto o processamento de notas eletrônicas através do governo pode parecer estranho, ou mesmo invasivo, para os empresários dos EUA, os empresários latino-americanos têm estado abertos ao processo e seus benefícios. Vários países exigem agora a faturação para cada transação, pelo que muitas pequenas empresas tiveram de se adaptar rapidamente para o cumprir. No entanto, vale a pena o tempo e o capital que poupam em resultado disso.

Os benefícios da nota fiscal eletrônica para governos latino-americanos e empresários
Os requisitos em matéria de faturação desencadearam um certo número de impactos positivos nas economias locais em toda a América Latina. Por exemplo, o México implementou a nota eletrônica para todas as empresas a partir de 2012 e tornou-a obrigatória em 2014. Entre 2012 e 2017, o México aumentou a taxa de receita fiscal do governo de 37,4% para 57,7%.